BiciQuétinha + Runna Bike

Unidas pele movimento Balance Bike

Agora a Runna Bike é BiciQuétinha

Há um tempo recebemos um telefonema do antigo importador da marca Neozelandesa Runna Bike, oferecendo a distribuição da marca no Brasil, com a mesma paixão que temos por bicicletas de equilíbrio de madeira e não queriam deixar essa marca morrer.

No primeiro momento achamos aquela oferta um pouco estranha, uma vez que surgimos justamente para dar a oportunidade para o Brasil ter uma Bicicleta de Equilíbrio de Madeira com ótima qualidade e preço melhor que as importadas. Então não fazia sentido importar as bicicletas. Porém, depois de refletir muito, aceitamos o desafio, pois sabíamos que iríamos aprender muito com a marca da Nova Zelândia. Assim assumimos a distribuição e assistência da marca como uma condição: produzir a Runna Bike também no Brasil e não mais importar o produto da China.

Agora Runna e BiciQuétinha
são Made in Brazil

Viagem vetor criado por freepik - br.freepik.com

A Runna Bike

Nos países desenvolvidos, as Balance Bike (bicicletas de equilíbrio) são muito conhecidas. Em muito países são realmente a primeira bicicleta de uma criança, onde a cultura do triciclo de plástico não é tão forte quanto no Brasil.

A Runna Bike foi a pioneira a exportar para o Brasil e está aqui  desde 2010, sendo uma marca linda de bike de equilibrio da Nova Zelândia, feita em madeira de bétula, com design simples e exclusivo e fabricada na China.

runna-bike

Por que não acabar com o concorrente?

Poderíamos simplesmente acabar com a Runna, ficarmos quietos e usarmos em nosso marketing o argumento para as pessoas comprarem produtos nacionais para não ficarem sem assistência no futuro. Mas não seria o certo e resolvemos fazer o contrário: garantir o fornecimento de peças, já que estamos produzindo as peças de madeira da Runna, mas agora com compensado naval que nós desenvolvemos e com madeira nacional e reflorestada. O que mais importa é que os produtos sejam reutilizados e tenham vida longa. Não acreditamos que os produtos sejam descartáveis. Portanto cliente Runna, fique tranquilo, daremos assistência para as Bikes Runna.

"Não acreditamos

que os produtos sejam

descartáveis."

BiciQuétinha + Runna = Melhor Bicicleta de Equilíbrio

Desde que assumimos a marca no Brasil, aprendemos muito. Tivemos contato com os clientes que solicitavam peças de reposição e estudamos muito o produto super bem desenvolvido da Nova Zelândia, entendendo seus pontos fortes e fracos.

Poderíamos continuar com as duas marcas, mas para nós também não fazia sentido. Por que não fazer uma única marca unindo os pontos fortes das duas marcas?  Foi isso que fizemos.

Eram 03 os itens principais que teríamos que colocar na balança: madeira, ferragens e rodas/ pneus.

runna + biciquetinha

A madeira escolhida

Essa questão já estava resolvida antes da pergunta, simplesmente pelo conceito de usarmos madeira reflorestada do Brasil. Apesar de que o mundo está tão louco, que não duvidamos que a madeira brasileira vá para a China e volta para o Brasil em forma de produtos acabados.

Mesmo com a resposta já dada, (ufa, a melhor madeira é a da BiciQuétinha), o Brasil é ótimo na tecnologia da madeira. Os índices de problemas de quebra e descolamento das lâminas do compensado naval da BiciQuétinha são muito menores que a Runna.  Além disso a Runna pesa 4,5 kg, a Biciquétinha 2,5 kg, consideramos 02 kg bastante diferença para crianças na primeira infância.

ferragens-biciquetinha

As ferragens

As ferragens da Runna são mais bem resolvidas, são projetadas para o uso em bicicletas de equilíbrio. Diferentes das que encontramos no Brasil que são adaptadas de outros produtos.

Para garantir a qualidade da Runna na BiciQuétinha, investimos em moldes e ferragens especiais. Hoje a dobradiça que une o garfo ao quadro é especial para bicicletas de equilíbrio, tivemos que pagar o molde para o fornecedor, pois não existia no Brasil.

Além disso, incluímos buchas nos eixos dianteiros e traseiros, como na Runna.
Também incluímos buchas de fixação no garfo da BiciQuétinha que existem na Runna, para reforçar o eixo do garfo.

Em resumo, hoje a BiciQuétinha possui o mesmo sistema de ferragens da Runna, só que agora são feitos no Brasil.

As rodas e pneus

Aqui é uma das maiores diferenças entre a BiciQuétinha e a Runna Bike. A BiciQuétinha  usa rodas com pneu de EVA maciços embutidos. Já a Runna exportava para o Brasil as bikes com aro de ferro, calotas de madeira e pneus de borrachas com câmara de ar (apesar de que no exterior a marca use pneus de EVA também como opção).

Decidimos usar o padrão da BiciQuétinha, por considerar  que o peso de crianças de 02 a 05 anos não fazem diferença considerável entre pneus de EVA e pneus de borracha, sendo que os pneus de EVA são muito mais econômicos e duráveis. Até hoje não precisamos trocar nenhum pneu da Biciquétinha e já enviamos inúmeras câmeras e pneus Runna para troca. Sem contar na dificuldade em encontrar esses pneus importados, mais caros, mais pesados.

Mas entendemos que alguns fãs da marca Runna gostariam que continuássemos com pneus de borracha. Consideramos até lançar os 02 modelos, mas infelizmente não encontramos produção nacional de pneus de borracha aro 12.

roda-biciquetinha

Por enquanto estamos atendendo a reposição de peças da Runna através do site. Já as bikes Runna estão indisponíveis no momento, porém logo colocaremos algumas à disposição com as melhorias nacionais, mas com o Design tradicional da Nova Zelândia.