Feita para Durar

PARA QUE NÓS, NOSSOS PRODUTOS E O MUNDO DUREM!

Feita para Durar

Olá! Somos Gilson e Maria Fernanda da Biciquetinha!

Nós produzimos bicicletas de equilíbrio e triciclos 2 em 1 em madeira 100% reflorestada, 100% nacional e em parceria com diversos empreendedores locais de nosso pequeno município de Pinhalzinho, interior de Santa Catarina.

A bicicleta de equilíbrio é um produto pedagógico que não tem pedais e não tem freios, onde as crianças usam os próprios pezinhos para se movimentarem de uma forma bem intuitiva e lúdica, estimulando o equilíbrio, a coordenação motora e autoconfiança para futuramente, depois dos 4 anos conseguirem pedalar sem necessidade de rodinhas laterais. Ela é uma pré bicicleta.

Em 2021 fomos vencedores nacionais do Prêmio Fedex Express para pequenas empresas, o qual recebemos o reconhecimento pelos nosso valores como
família, como empresa e para o mundo – uma empresa com produtos feitos para durar.

Além de produtos feitos para durar, buscamos ser uma pequena empresa para durar. Durante a pandemia refletimos muito e decidimos tirar do papel todas as ideias que tínhamos para ser melhores como empresa, pois além de nós o mundo precisa durar.

Sabemos que somos apenas uma sementinha e que nunca será o bastante, mas precisamos dar o exemplo, agir. Acreditamos na nova economia compartilhada, onde precisamos fazer o óbvio, ou seja, fazer o que as pessoas gostariam que fosse feito. Nessa nova economia, para durar, às vezes precisamos esquecer o mercado e seguir o coração, pois o mercado é feito de pessoas e não o contrário.

Tudo que fizemos na BiciQuétinha sempre foi pensando e sentindo a obviedade que o futuro insiste nos mostrar, o que as pessoas realmente querem que fizemos.  Acrescentamos algumas ações e batizamos de pacote “Feita para Durar”. São 20 ações, as 10 primeiras já fizemos e acrescentaremos mais 10 daqui para frente.

Esperamos que goste.

1/20 - Produção local em parceria com pequenos empreendedores

A BiciQuétinha é uma empresa que produz bicicletas de equilíbrio em madeira com parceria de pequenos empreendedores de nossa Capital da Amizade: Pinhalzinho, no interior de Santa Catarina.

Toda matéria-prima e todos os serviços envolvidos da BiciQuétinha é nossa cidade que faz, são mais de 15 empreendedores locais fabricando a madeira, o estofado, a pintura, impressão dos desenhos, além da montagem que uma parte é feita por nós e outra parte por pessoas de nossa cidade, a contabilidade, produção da embalagem, impressão de catálogos, e assim vai…

pinhalzinho

2/20 – Um produto Leve também na consciência

BiciQuétinha foi construída pensando no desenvolvimento das crianças e no futuro. Sua matéria-prima, um compensado naval multicamadas é 100% brasileira e originária de madeira de reflorestamento. Um detalhe que traz leveza, resistência e praticidade, permitindo que ela possa ser facilmente carregada para qualquer lugar.

3/20 Uma Bicicleta para quem ainda tem pouca quilometragem

Na primeira infância, as crianças ainda não estão prontas para pedalar. BiciQuétinha é mais segura pois permite que a criança apoie os pés no chão a qualquer momento, tendo o controle em tempo integral e desenvolvendo a autoconfiança. As manoplas de borracha ajudam as crianças, e os pneus de EVA maciço garantem conforto e aderência ao chão.

4/20 – Um brinquedo educativo 100% vento na cara

Pedalar exige equilíbrio e coordenação. Mas mais que isso, exige autoconfiança e aquela sensação deliciosa de liberdade. A melhor maneira para começar a pedalar é não pedalar.

Nossas bikes têm grande influência no desenvolvimento motor, além de promover o equilíbrio e trazer autoconfiança para a criança. Tudo isso com a segurança de ter os pés no chão.

O que desejamos é propositar pais e filhos brincarem juntos ao ar livre, sentir o vento, aprender brincando. Que o brincar ao ar livre seja lembrança pra toda vida!

5/20 - 100% produção nacional

Mesmo o que não encontramos em nossa cidade, hoje apenas as rodas, as manoplas e os parafusos, tudo é 100% feito no Brasil e priorizando fornecedores mais próximos possíveis. Não queremos produzir produtos made in china e sim made in Brazil.

made-in-brazil

6/20 Vendas de quem produz para quem utiliza

Nosso filho Gabriel foi nossa inspiração. Ao nascer nos ensinou a desacelerar e que o que vale na vida são os momentos em que passamos com as pessoas que amamos.

Aproveitamos nosso know-how de anos na da indústria da madeira, a forte rede de contatos e a vontade de empreender em família para criar a BiciQuétinha, que aliás, foi o próprio Gabriel quem deu o nome. Quem lida com criança pequena logo se identifica com o nome.

Quisemos sair do jogo econômico perde/perde, onde cada elo da cadeia precisa “sugar” o elo anterior para ser competitivo ou cada vez mais produzir mais e mais. Por isso nosso foco não é a larga escala, mas sim aproveitar as coisas boas do mundo digital e poder enviar diretamente de quem produz para quem utiliza, conseguindo um preço mais atrativo.

Nesses 02 anos de empresa conseguimos chegar a lugares distantes de nós, até agora só não enviamos BiciQuétinha para o Estado do Amapá (mas em breve chegaremos lá). Também já enviamos para países como: Equador, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra… Além disso, já tivemos contatos de Israel, Rússia, Malta… E sabe o que mais nos impressiona com tudo isso?

Estamos aqui em Pinhalzinho, produzimos tudo localmente juntamente com outros pequenos empreendedores locais. Ou seja, de uma cidadezinha com 20 mil habitantes, no interior de Santa Catarina (estamos a 600 km da capital Florianópolis) conseguimos impactar o mundo. Para nós essa é o retrato da famosa frase “Pensar Globalmente, Agir Localmente”.

Sim existem lojas parceiras que revendem e acreditam em nossos conceitos e dão suportes para clientes em suas cidades ou quando não temos tempo hábil para enviar o produto para uma data especial.

7/20 Nada de atendimento padrão “0800”.

Problemas acontecem, não somos perfeitos. E quem é? Mas por ser produção local e nacional a reposição de peças ou é feita de forma ágil, sem aquele tradicional 0800 que não resolve nada. Prezamos por um atendimento humano e que resolva o que for preciso.

Aqui os horários são flexíveis, as soluções também.

8/20 Certificação Inmetro

Buscamos segurança para as crianças e não é porque somos pequenos que não vamos seguir as normas. Podemos até achar injusto um mesmo custo para conseguir a certificação de uma pequena empresa com o de uma grande empresa, mas não por isso que não fizemos. Por isso nossos produtos são anualmente enviados para testes e certificados pelo INMETRO.

selo-inmetro

9/20 Pensamento coletivo

O pensamento coletivo está em nosso DNA, pois foi como uma startup, que a BiciQuétinha foi lançada no mercado através do financiamento coletivo utilizando a plataforma de crowdfunding Catarse em agosto de 2017 (veja como foi).

Muitas pessoas acreditaram em nosso sonho, acreditaram que era possível fazer um produto dentro de conceitos que acreditamos importantes para nós mesmos e para as futuras gerações. Para ser mais exato 135 pessoas acreditaram, de 14 Estados diferentes, entre amigos, parentes, desconhecidos, sonhadores… e no dia 19/09/2017, o projeto BiciQuétinha foi financiado coletivamente e pudemos produzir as primeiras 100 bicicletas de madeira 100% feitas no Brasil e 100% de madeira reflorestada.

Na verdade 99, pois a primeira foi feita com carinho para nosso pequeno Gabriel que na época tinha 2 anos e foi nossa inspiração.

Por também sermos usuários, também sermos pai e mãe de filho pequeno, buscamos ouvir e pensar como clientes. Dessa forma projetamos o Triciclo 2 em 01 para depois virar Bicicleta de Equilíbrio, pois percebemos que muitas famílias gostariam de que seus filhos menores de 2 anos já começassem a usar a BiciQuétinha. Assim, a partir do momento em que eles já conseguem caminhar e encostar os pezinhos no chão, já podem ter seu triciclo BiciQuétinha. Além de pensar em um produto que dure e possa passar de uma criança para outra, elas podem usar o mesmo produto para dar os primeiros passos e depois para se equilibrar e aumentar a coordenação motora e autoconfiança também. Não precisam ficar comprando e comprando mais e mais produtos.

catarse

10/20 - Embalagem para colorir

Sabemos que crianças adoram embalagens de papelão e pintura, então na nossa embalagem existe um desenho para colorir. Vamos reutilizar, deixar a criatividade fluir… Que tal nos mandar as artes feitas para postamos em nossas redes sociais?

embalagem-biciquetinha

11/20 - Garantia estendida de 01 ano, não mais contra defeito de fabricação, mas sim “a favor” de crianças

O código de defesa do consumidor diz para dar garantia de 90 dias contra defeito de fabricação. Mas queremos oferecer mais que isso e não somente contra defeitos de fabricação, mas sim “a favor” de brincadeira de crianças. Não projetamos a BiciQuétinha para ser um brinquedo descartável, como normalmente são feitos os brinquedos de plástico. Sabemos como são as crianças que brincam, às vezes quebram, sabemos que é assim. Mas não tem problema, se for dentro de 01 ano é só nos falar que enviamos as peças para reposição, sem custo algum.

A garantia é estendida para qualquer coisa mesmo, pode ter passado por cima com o carro, o cachorro pode ter comido uma parte (e acontece rsrs), qualquer coisa mesmo.

cliente-biciquetinha
cliente-biciquetinha

12/20 - Não descarte, conserte, reutilize, doe.

Passou de um ano e quebrou? Quer dar de presente? Quer que outra criança use? Quer simplesmente trocar de cor? Estamos criando uma sessão de peças de reposição. E o melhor se for para reutilização, vamos dar 25% de desconto nas peças, é só digitar o cupom REUTILIZA25, e pronto, uma boa ação foi feita, não precisa nem nos explicar. Só usar mesmo.

A criança cresceu e não sabe para quem doar a BiciQuétinha? Você pode devolver para nós que iremos incluir em nossos projetos sociais de doação para crianças carentes ou projetos sociais vigentes. Estamos sempre procurando novos projetos para incluir mais crianças no brincar e aprender com a bike sem pedal.

13/20 - Frete Único

Para facilitar para famílias que têm mais filhos, quer presentear mais do que uma criança, ou simplesmente dividir o frete com o vizinho e levar mais de uma BiciQuétinha, temos frete único para uma ou mais unidades. Ou seja, o valor do frete para seu CEP não se altera independentemente do número de volumes – a diferença do valor do frete nem vai aparecer para você, nós pagaremos direto para a transportadora. O frete único também é valido se o cliente quiser levar acessórios: capacete, cestinha, etc.

14/20 - Abertura do projeto

A primeira BiciQuétinha fizemos para nosso filho, e queremos facilitar para que mais pais tenham essa experiência com seus filhos, fazer brinquedos juntos. Também acreditamos em um mundo mais aberto. Por isso abrimos nosso código, isso mesmo, você pode fazer um BiciQuétinha em casa.

Vão copiar? Sabemos que sim, na verdade isso já está acontecendo sem abrirmos o código, então porque não dizer: ok, quer copiar? Está aqui, estamos facilitando para você. Só pedimos que preferencialmente façam para seus filhos, netos, afilhados ou qualquer criança que precise. Se for fazer para revender pedimos a gentiliza de pelos menos mudar algumas coisas ou se não vai ficar chato, né?

Acreditamos que estaremos contribuindo para que a cultura da bicicleta de equilíbrio aumente no Brasil, que mais crianças brinquem ao ar ao livre, que desenvolvam o equilíbrio, coordenação motora e autoconfiança, isso para nós vale mais que qualquer código industrial.

Clique aqui e baixe nosso código. Depois leve para alguma empresa de CNC e ou Router para cortar as peças. Em breve estaremos disponibilizando um vídeo para auxiliar quem quiser fazer em casa para seus filhos.

blog-biciquetinha

15/20 - Mensagem personalizada escrita à mão

Recebemos muitas solicitações de clientes que querem que envie um cartão para a criança presenteada. Quer que sua mensagem vá junto? Nos envie o texto que escrevemos a mão mesmo seu recado e deixamos com carinho dentro da caixa.

16/20 - Compra solidária

Anualmente separamos um valor de cada BiciQuétinha vendida para ajudar alguma instituição de ensino local.

Em 2020 ajudamos o Centro de Educação Infantil Nova Geração de Pinhalzinho/SC com a doação de um balanço duplo de madeira para o parquinho da escola. A escolinha foi a primeira do nosso filho Gabriel a quem tanto temos a agradecer o tempo em que ele passou lá.

Em 2021 foi a vez da Escola Infantil Pró-Infância Aquarela de Saudades/SC, município vizinho ao nosso. Ajudamos a patrocinar parte do parquinho interno com um gramado verde.

A educação faz a diferença, queremos ajudar um pouco juntamente com você. Pensar globalmente, agir localmente, esse é um dos nossos lemas.

17/20 - Campainha grátis

Teve uma época que enviamos uma campainha grátis, fez tanto sucesso que estendemos a promoção. Agora resolvemos deixar para sempre esse presentinho. As crianças adoram!

biciquetinha-com-guidao
pitanga

18/20 - Uma sementinha

Para registrar momentos positivos enviamos uma lembrança para gerar vida! Uma sementinha de Pitanga, junto com um sache com o cheirinho dessa fruta tão brasileira! Assim você pode plantar com seus pequenos, regar e um dia colher frutos!

Ah! O sachê é feito com um saquinho biodegradável e com a serragem da madeira utilizada na BiciQuétinha, pode ser usada como adubo ao plantar! Queremos que volte para terra um pouco do que utilizamos para produzir! Gerando novamente um ciclo virtuoso!

Escolhemos a pitanga, por ser uma árvore nativa brasileira e que se adapta em todas as regiões brasileiras. Além disso, dá um fruto que as crianças adoram. O cheirinho é na busca da pitangueira de nossa infância!

19/20 - Cartinha com cupom de desconto maior

Em toda BiciQuétinha enviamos uma cartinha contando nossa história e assinada por nós. Como forma de agradecimento por contribuir por empreendermos em família, enviamos junto um CUPOM DE DESCONTO, era de 5%, agora vamos aumentar para 10% para você presentear alguém ou utilizar em outra compra.

Quer conhecer um pouco mais de nosso história, ao lado vídeo que NSC TV fez quando iniciamos e o vídeo de quando fizemos a primeira para nosso filho.

20/20 – Não vamos deixar a concorrência morrer

Há um tempo recebemos um telefonema do antigo importador da marca Neozelandesa Runna Bike, oferecendo a distribuição da marca no Brasil, mostrando também a mesma paixão que temos por bicicletas de equilíbrio de madeira e a preocupação em não deixar essa marca morrer. Quer saber um pouco mais dessa estranha história? Clique aqui!

Mas o que mais importa é que produziremos peças para as pessoas que precisam assistência para a marca Runna no Brasil, vamos produzir, não vamos deixar quem tem a marca concorrente na mão. E o melhor, vamos tratar como se tivessem a BiciQuétinha, vamos dar os mesmos 25% de desconto nas peças, é só digitar o cupom REUTILIZA25 e pronto.

runna-bike

Sabe por que tudo isso? Nossa empresa/família quer retribuir um pouquinho, já que vocês nos proporcionaram mudar de vida e nos ajudam a ficar mais com nosso filho e ter uma vida mais leve e feliz. Estamos à disposição e buscamos cada vez melhorar, pois o que mais queremos é que as crianças tenham contato com a natureza e com o calor humano das pessoas, sempre vamos buscar uma empresa mais humana e aberta possível.

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta.” Confúcio

Com carinho
Maria Fernanda, Gilson e Gabriel.